25 de ago. de 2006

O Petralhismo e os Petralhas são algo assim... diferente, de outro mundo!

Um texto cheio de bons sentimentos - por Reinaldo Azevedo

Caros, demorei para postar os comentários de vocês. Só o amor me faz atrasar. Estava com algumas pessoas queridas de Primeira Leitura, celebrando tantos carnavais, antigos e futuros. Vocês me perguntam: “Que é de Rui Nogueira?” É agora editor executivo do Estadão, por ora em São Paulo — dentro de algum tempo, em Brasília. José Alan Dias é editor do Jornal da Globo. Fábio Santos e José Carlos Pegorim estão numa experiência inédita, o jornal Destak, de distribuição gratuita, mas cheio de anúncios. Trata-se de um grupo português que decidiu investir no Brasil. Antes deles, Andreas Adriano já tinha ido trabalhar na assessoria para a América Latina do FMI — o nosso querido “vendido”. Não foi ele que fez Lula antecipar a parcela do pagamento, hehe. Álvaro Fagundes está na Folha. De Liliana Pinheiro, Silvana Melati Cintra, Lucia Boldrini, Daniela Pinheiro, dentre outros, bem..., em breve, todos vocês terão notícias. E quanto a este escriba e seu blog? Não quero transformar isso numa novela de mistério. Mas tudo tem seu tempo. Só posso dizer que Primeira Leitura foi a chave que abriu as portas da escolha. Tanto o que escolhi como aquilo de que declinei, nestes tempos, foram decisões amorosas. Eu lhes asseguro: sejam sempre claros, como a palavra de Paulo da Primeira Epístola aos Coríntios. Que a flauta soe como flauta. Que a cítara soe como cítara. A clareza é um bem. A clareza faz parte do bem. Os petralhas dizem: “Teve revista e se contentou com o blog? Você é um loser”. Tadinhos. Eu nunca me contento. Com nada. Triste est omne animal post coitum. Vejam aí o significado. A conclusão do adágio latino, atribuído a Galeno, pode parecer preconceito, mas é só graça: “praeter mulierem et gallum”. Agora vocês vão ter de pesquisar. Não, nunca basta. Nada basta. A minha alma é a dos obsessivos. Dante reservou um círculo no Inferno para mim. Vou para lá. Mas levo a memória dos que amo. E não há petralha que me tire isso. E disso George Orwell fez a sua utopia e a sua distopia. Às vezes, escrevo “só para poucos, só para raros” — e isso que vai entre aspas é uma citação. E espero ser salvo. Como Fausto, o de Goethe. Não o outro. Sou católico. Irremediavelmente católico. Há pessoas que precisam rezar. Eu preciso. É bom precisar rezar. Acreditem.

Ainda bem que têm os não Petralhas. Gosto desse pessoal. Divisei Beleza(once more)! Reproduzi para não perder... Steve Hunter.

Um comentário:

Saramar disse...

Steve, bom dia.
É bom ler um testo assim e ver que os mocinhos estão vencendo os bandidos (risos).

Beijos