16 de mai. de 2006

PCC: A Maior Organização Criminosa do País?

É inominável o que está acontecendo em São Paulo, em especial na Grande Sampa, acontecimentos comandados por uma Organização Criminosa, o PCC; mais um ataque Direto ao Estado Democrático de Direito.

A seguir, desordenadamente, devaneios de um leigo, um simples cidadão, um Francenildo:

• Quantos dos atuais ‘membros’ do PCC seriam frutos do “ECA”, o Estatuto da Criança e do Adolescente com Licença para Matar Gente?
• Os MENSALEIROS escaparam todos ilesos, tudo normal.
• Os SANGUESSUGAS não sugaram nada, não vai dar em nada.
• Pesam sobre o Apedeuta, na edição de VEJA desta semana, denúncias cabeludas sobre o chefe do Executivo. E não são feitas por um Zé Mané qualquer, mas por um banqueiro poderoso e super inteligente, Daniel Dantas, do Banco Opportunity. Sua Excelência deve estar rindo à toa, com o desvio das atenções voltadas para os acontecimentos dirigidos pelo PCC. Neste caso, quanto pior, melhor.
• Não Temos Corruptos e/ou Criminosos em nenhum dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
• Os Anões do Orçamento, continuaram anões, impunes. A CPI do Banestado deu no que deu. Em nada.
• Importamos VAMPIROS da Transilvânia.
• Têm sido nomeados como COVARDES, e o são, os ataques do PCC às unidades policiais e também a alguns alvos civis, não deixando de lado que têm atingido no todo a sociedade do Estado de SP, mas não raro, Médicos e profissionais de Saúde deixam crianças e adultos morrerem a mingua, por falta de atendimento, desleixo e até por uso de medicamentos vencidos, quando não, por erros médicos que dariam Cadeia Preta em qualquer país que impere o Estado de Direito.
• Rouba-se, frauda-se, faz-se de tudo (estragados ou vencidos) na compra de Remédios e Merenda Escolar neste país. Só falta criar uma SIGLA. É uma organização criminosa.
• Apontem Licitações em que não haja pagamento de propinas neste país.
• A Previdência Social é fraudada na arrecadação (33%), na aplicação dos recursos (33%) e nos benefícios aos aposentados (? %)...
• Autoridades e detentores de mandatos são inimputáveis.
• Qualquer um merda com um curso superior tem benesses previstas em Lei. Uma Anomalia em um Estado de Direito.
• Qualquer um merda com curso superior neste país é chamado de “doto”. Estamos cheios de “dotores”, carentes de DOUTORES.
• Quem nunca foi achacado por um funcionário público, com o pedido de um ‘por fora’ para que uma demanda de seu interesse saia mais rápido?
• O FLANELINHA não pede mais para tomar conta de seu carro. Sorrateiramente intimida.
• Os Clepto Stalinistas de plantão não são, não construíram sozinhos o CAOS Institucional e Social que estamos vivendo. Encontraram terreno adubado, já vinham adubando desde 1980, quando da fundação do PT. No poder, com terreno fértil, por que não se eternizarem no poder?

Uma Interrogação:
Nunca li ou ouvi falar sobre seqüestro e ou morte de parentes ou protegidos de políticos, autoridades de alto escalão do Legislativo e do Judiciário, não que eu queira que isso aconteça. Prezo e sonho com o Estado de Direito, mas é curioso. Serão os mesmos mais abençoados por Deus do que o restante dos Brasileiros?

Pensar ou não pensar, eis a verdadeira questão!

"LETARGIA MENTAL"

“A qualquer hora, envolvendo qualquer problema de sua vida, você é livre para pensar ou se evadir desse esforço.” (Ayn Rand)

Pensar ou não pensar, eis a questão! Diferente dos animais e plantas, o ser humano não sobrevive na base de reações automáticas. Sua consciência é volitiva, depende de sua vontade e esforço. O primeiro estágio da consciência é a sensação, um estado de apreensão produzido pela ação de um estímulo sobre um órgão dos sentidos. O segundo estágio é a percepção, um grupo de sensações automaticamente retidas e integradas pelo cérebro. Por fim, temos o estágio conceitual, onde os homens desenvolvem o conhecimento através do uso da lógica. Este estágio é o que tanto nos distancia dos demais organismos vivos. Entretanto, não se trata de um processo automático, mas sim voluntário. O homem deve querer pensar, respeitando seu mais fiel instrumento epistemológico: a razão.

Como o ato de pensar não é um processo mecânico e as conexões da lógica não são feitas por instinto, diferente das funções do estômago, pulmões ou coração, o indivíduo depara com a escolha entre ser ou não consciente. Para tanto, o homem deve decidir focar ou não sua mente. Da mesma forma que a faculdade da visão não é muito útil até estar focada, do contrário produz nada mais que um borrão, a mente também deve estar focada. Isso exige esforço contínuo. Em um extremo, temos o indivíduo que possui a mente ativa, atenta para entender tudo com que ela lida, na luta para apreender os fatos com clareza, sem preguiça na busca dos dados e de denominadores comuns para os concretos observados. Tal indivíduo não permite contradições, buscando a verdade com total honestidade intelectual. No outro extremo, está o homem para quem tudo além do nível sensório-perceptual é um borrão, uma névoa. A mente encontra-se entorpecida, tal como a de um bêbado pouco antes de desmaiar. Ela é passiva, errante, atordoada, vivenciando estímulos ao acaso. Esse homem encontra-se num estágio de completa letargia mental.

Se a escolha individual for pela anti-razão, na crença de que o conhecimento humano ou é impossível ou cai do além, de alguma divindade qualquer, a pessoa será vítima de constante falta de foco da mente. Ela irá se sentir cada vez mais cega, insegura e ansiosa. Após algum tempo, o indivíduo sentirá o foco como uma tensão nada natural, fazendo com que o processo de pensamento seja relativamente tortuoso e improdutivo. Tal indivíduo ficará bastante tentado a fugir para um estado passivo. Num grau extremo, a letargia transforma-se em total evasão mental, quando o indivíduo revoga a própria consciência por vontade própria. Ele se recusa a pensar, na fuga da responsabilidade de julgamento. Diferente do letárgico, que não se esforça, o evasivo esforça-se para não enxergar, na esperança de que o fato desaparecerá caso ele não o reconheça. Podemos dar como exemplo todos aqueles que cometeram suicídio coletivo sob o comando do reverendo Jim Jones. O caminho inevitável, cedo ou tarde, para quem adota a evasão mental como filosofia de vida, é a autodestruição. “Deixar a vida levar” costuma levar ao precipício.

Em resumo, o poder de escolha de um homem num processo de pensamento é manter ou não o vínculo entre sua mente e a realidade. Trata-se de uma questão de volição, onde o homem tem que escolher ser homem, um ser racional com livre-arbítrio. A alternativa é entregar-se ao acaso, sendo guiado por forças ocultas, sem a compreensão objetiva da realidade. Este indivíduo será uma presa fácil para oportunistas de plantão, seguindo como autômato o comando de algum líder, seja o vizinho, a maioria, o papa, o presidente ou até o reverendo Jim Jones. Para evitar tal destino e assumir o controle de sua vida, o homem tem que escolher ser homem. Ele deve optar pelo foco constante de sua mente, num processo que exige esforço contínuo para o ato de pensar. Ser ou não ser, eis a questão. E para tanto, fica a pergunta: pensar ou não pensar, eis a verdadeira questão!

Do Blog: O Rodrigo Constantino, um Economista, surpreende sempre. Grifei um trecho acima. Desconsiderem, pois a meu ver, o texto é todo excelente.