15 de jul. de 2006

O PT E O CRIME

15.07, 15h21

da redação - São Paulo é uma cidade sitiada. Está refém do crime organizado, liderado pelo PCC. Algumas pessoas consideram no mínimo suspeita a escalada dos ataques no momento em que Alckmin sobe nas pesquisas. Levantam a hipótese do PT ter alguma ligação com o crime, de não ser mera coincidência. O presidente Lula reage afirmando que “é uma questão de insanidade tentar vincular o PT ao crime organizado”. Talvez sejamos desses insanos. Talvez o presidente pudesse responder algumas perguntas para que a suposta insanidade ficasse mais evidente e pudéssemos buscar tratamento psiquiátrico.

Caro presidente, a ligação de Marcola, líder do PCC, com Mauricio Norambuena, o seqüestrador de Washington Olivetto, do Movimento de Esquerda Revolucionário (MIR), não é um fato? Não seria ele o mentor das táticas de guerrilha urbana que Marcola utiliza contra os paulistas? E senhor presidente, não seria o PT um aliado do MIR no Foro de São Paulo, desde 1990? Não foi o senhor que chegou a ligar para o então presidente FHC, a pedido dos seqüestradores de Abílio Diniz, também do MIR, para pedir a extradição deles, que faziam greve de fome? O PCC não chegou a declarar abertamente apoio à sua reeleição, presidente Lula? A polícia de SP não diz ter detectado ligações de sindicalistas petistas do ABC paulista com o PCC?

Presidente Lula, Fernandinho Beira-Mar, famoso traficante brasileiro, não foi preso enquanto era protegido pelas FARC, na Colômbia? Não foram encontradas evidências de ligações entre ambos? Agora nos ajude, presidente Lula: as FARC não são membros do mesmo Foro de São Paulo, o qual o PT ajudou a fundar ao lado do ditador Fidel Castro em 1990? As FARC não chegaram a saudar sua vitória nas eleições, sem que o senhor mostrasse repúdio pelo fato de terroristas estarem celebrando sua chegada à presidência? Durante o governo do petista Olívio Dutra no sul, o qual o senhor agraciou com um ministério, o representante das FARC, Hernan Rodriguez, não teria sido recebido no Palácio Piratini pelo próprio governador? A revista Veja não fez uma denúncia da existência de três documentos da ABIN relatando apoio financeiro de 5 milhões de dólares das FARC para candidatos petistas?

E o Celso Daniel? Será que o presidente teria a boa vontade em ajudar no esclarecimento desse bizarro assassinato? Por que os irmãos do ex-prefeito petista insistem tanto em acusar José Dirceu de envolvimento no caso de corrupção que teria levado ao assassinato de Celso Daniel? Por que várias outras pessoas envolvidas no caso foram misteriosamente mortas depois? Por que o PT não demonstra maior vontade em esclarecer esse sombrio caso que mexe com denúncias de corrupção em Santo André e a morte de um antigo aliado do partido?

Fora isso tudo, caro presidente Lula, ficam muitas outras dúvidas sobre as ligações do PT com o crime. Gostaríamos de perguntar muitas coisas sobre o “mensalão”, que o senhor insiste em repetir que de nada sabia, ainda que tenha envolvido os aliados mais próximos do senhor, que por acaso foi o maior beneficiado do esquema. Gostaria de saber por que os petistas envolvidos no escândalo não foram punidos pelo partido, e muitos serão inclusive candidatos novamente. Gostaria de saber ainda porque os petistas adoram defender os “direitos humanos” dos bandidos, mas jamais demonstram empenho parecido com as vítimas inocentes. A memória pode estar falhando também, mas gostaríamos que o senhor confirmasse se não foi sua atual ministra chefe da Casa Civil quem praticou até assalto a banco no passado.

A coisa não pára por aí, presidente Lula. Tem muito mais. E isso é provavelmente a ponta do iceberg, aquilo que emergiu das profundezas desse pântano que é o PT desde sempre. Mas já é o suficiente para que se possa agora perguntar objetivamente: seria mesmo insanidade aventar a possibilidade de que o PT tenha ligações com o crime organizado? O senhor diz que “leviandade tem limite”. Com certeza tem. Mas perguntamos, então, caro presidente Lula: e cara-de-pau, não tem limite?