3 de dez. de 2007

A era petista - por Arthur Chagas Diniz *

Tal como a repavimentação de 7.000 quilômetros de estradas realizada levianamente por Lulla ao fim do seu primeiro mandato, os governadores Jacques Wagner e Ana Júlia Carepa remendaram, o primeiro, o Estádio da Ponte Nova e a segunda, as cadeias estaduais do Pará. Os resultados já são conhecidos. A recuperação do estádio do Bahia, feita pelo governo estadual, terminou em 7 mortos e vários feridos. Agora Wagner vai demolir o estádio sem justificar os dispêndios efetuados na “recuperação” nem o porquê da queda da arquibancada. Ele não se acha responsável. Já Ana Júlia Carepa desconhecia a inexistência de prisões no Pará com instalações para mulheres. Demitiu o Secretário de Justiça, o delegado --- e vai demolir a prisão onde a menor foi presa e violentada.

Nos dois casos, embora os governadores petistas neguem, o Estado é responsável e deve ser acionado pelos prejudicados ou seus parentes. E no caso da reforma das rodovias feita por comando de Lulla “a toque de caixa”, quem é o responsável por acidentes ocorridos depois daquelas reformas?

A verdade é que o Estado, em seus diversos estamentos federal, estadual e municipal, não cumpre suas funções básicas de investir em equipamentos públicos – como estradas e cadeias, por exemplo – acreditando que a população, como de fato ocorre, não faz fé na velocidade da Justiça, especialmente quando o Estado é o responsável. Lulla, Carepa e Wagner são estampas da mesma moeda petista.

* Presidente do Instituto Liberal