27 de jan. de 2007

Surto de Idiotia ...

O que caracteriza a demência é a desproporção entre os propósitos e os meios” - Napoleão Bonaparte; apud Jorge Geisel.


Introitus

Refiro-me ao surto psicótico da mídia brasileira, recentemente aflorado durante a Guerra do Iraque. A Folha de São Paulo registrou este fato histórico como “O Ataque do Império” e O Estado de São Paulo, como “A guerra de Bush”, ou, “A 2ª Guerra do Golfo”.

Há surtos que têm datas marcadas, como no caso da Copas do Mundo ou nos seus preâmbulos, como na difícil classificação em 1989. Naquele então, o surto de idiotia derrubou um Boeing da Varig, matando muitos inocentes. Depois de alguns anos, alguém escreveu um livro elogiando a perícia, na aterrissagem, em cima do mato e sem querosene, do piloto brasileiro. Aqueles são os momentos de glória de Galvão Bueno, um dos principais manipuladores da idiotia nacional. Outro surto periódico recente dava-se quando Ayrton Senna corria: Brasillllll....illll...illl!!!!!

A Idiotice do Patriotismo...


“Para os latino-americanos é um escândalo insuportável que um punhado de anglo-saxãos, chegados ao hemisfério muito depois dos espanhóis, tenham se tornado a primeira potência do mundo”. (Carlos Rangel)

Tenho muito receio por este patriotismo exacerbado, que não deixa de ser uma forma de coletivismo. (Rodrigo Constantino)