8 de mai. de 2006

ESTÃO PASSANDO A MÃO NELA - Adriana Vandoni Curvo

O meu artigo publicado sexta-feira, “Um gobierno de mierda” provocou reações adversas nas pessoas. Recebi diversas mensagens e algumas me chamaram a atenção para um problema que venho notando, cada vez maior. O desânimo e sensação de total impotência diante do desmantelamento das nossas Instituições que deveriam ser a sustentação da democracia.

A democracia pressupõe um governo no qual o povo toma as decisões importantes a respeito das políticas públicas, não de forma ocasional ou circunstancial, mas segundo princípios permanentes de legalidade. Linda a definição, porém, o povo brasileiro expressa sua opinião através de representantes. Hoje sabemos que no lugar de ouvir o seu povo esses representantes seguem seus bolsos. Quantos foram comprados para definirem suas opiniões?

Bem, mas a democracia é um sistema político cujas ações do governo atendem aos interesses populares. Porém percebemos neste caso com a Bolívia, que as ações do governo podem atender somente aos anseios de outros países, ou seja, temos um governo que se preocupa mais com uma retrógrada ideologia que com a soberania nacional.

O Brasil já passou por diversos períodos, mas as Instituições historicamente se mantiveram firmes, mesmo nos períodos de menor participação da população. Aí entramos numa equação básica: um país é vigoroso quando possui um povo coeso e atuante e suas Instituições capazes o suficiente para estabelecerem o ordenamento político.

Hoje nossas Instituições estão incapazes de estabelecer qualquer coisa que não seja a proteção de um governo notadamente corrupto. Um governo sub judice onde o ex-ministro da Fazenda foi indiciado até por falsidade ideológica, o ex-ministro chefe da casa civil é o comandante de uma quadrilha (segundo o ministério público). O ministro da justiça no lugar de ser um ministro do Estado é do governo, com suspeita de ser orientador de delinqüentes colegas de ministério. O presidente do banco central respondendo a inquérito por envio ilegal de dinheiro para o exterior. Chega! A essa altura o presidente deste governo é o chefe de honra dessa quadrilha. Sim, de honra, não por falta de envolvimento, mas por total falta de capacidade intelectual para dirigir qualquer coisa que não seja o feitio de uma bela caipirinha.

Daí o que responder a uma leitora que me escreve: “Adriana, hoje me bateu um profundo desânimo! Desde julho do ano passado tenho acompanhado este enorme desmonte do Estado Brasileiro, arquitetado nas três ultimas décadas por Lula e seus asseclas, sob o tácito engenho e projeto de Cuba, falida economicamente! Que desencanto!, assistir as imposições de Fidel via Chávez e Evo encontrar em Lula o seu fiel cumpridor! É traição em demasia!. E o povo? Não sei se miséria demais, bastando-lhes algumas bolsas-familia, dentaduras ou sei lá mais o que....! Será possível que este povo não reage nunca? Estamos sendo avacalhados enquanto cidadãos e ainda reelegeremos quem nos trai, rouba e trapaceia sob o comando de Fidel? Não há uma só autoridade ou liderança que levante este povo para dar um basta nesta corja demagoga de ladrões?”

É minha cara leitora, a democracia em um país sem educação pode se transformar em veneno, mas não inventaram um sistema melhor que esse, o problema não é com a democracia, mas com o país. Corremos sim esse risco porque temos direito de escolha sem capacidade de escolha e isso é um problema. Este governo quadrilheiro, sabedor dessa deficiência da população, irá fazer com que seus votos sejam definidos pelas esmolas que dão.

Cabe acusar a população como fez um outro leitor quando disse que temos “um gobierno de mierda porque nuestro pueblo é un pueblo de mierda”? Não, nosso povo não é de merda, é apenas faminto de educação, de conhecimento, de esclarecimento, de oportunidades. Segundo Platão, essa deficiência provoca um desequilíbrio no tripé da capacidade humana, formado pelo desejo, emoção e conhecimento que fluem, respectivamente, do baixo ventre, coração e cabeça. Portanto, não somos de merda, apenas estamos em desequilíbrio funcional e sabendo disso os quadrilheiros atuarão no baixo ventre da população para alcançarem seus objetivos. Da mesma forma que os sofistas com suas retóricas adestravam o espírito de jovens gregos e os preparavam para o duelo pela palavra sem se preocuparem com a verdade, este governo corrompe essa população faminta, dando-lhes programas sociais que quando não são de fachada, são paliativos.

Nessa questão com a Bolívia ficou claro que estamos expostos. O Brasil está à disposição de qualquer um que o queira. Como naquela música de Gonzaguinha, Lula colocou a bunda do Brasil na janela e agora estão passando a mão nela.

Leia... "UN GOBIERNO DE MIERDA"

Autorizado pela autora... Argumento & Prosa

Blog: O Brasil, como Estado Democrático de Direito, há muito já acabou