23 de jul. de 2006

De costas para o povo - O Brasil é o Estado Democrático do Bacharel de Direito

por Adriana Aguiar no Consultor Jurídico

A prioridade do sistema judicial brasileiro é atender os interesses de seus próprios protagonistas. Em primeiro, segundo e terceiro lugar, vêm a conveniência dos operadores do direito, só depois se observa o interesse da população em geral. A opinião é do promotor de Justiça de Estrela do Sul (MG), André Luís Alves de Melo. Segundo Melo, a discussão do acesso à Justiça é tocada mais pela preocupação de garantir mercado para os profissionais do Direito do que para garantir o direito e a Justiça para o cidadão

Para Melo, está instalado no Brasil o “Estado Democrático do Bacharel de Direito” em que o sistema jurídico é o “centro do universo” e os advogados detêm o poder “como os coronéis de antigamente”. Deste ponto de vista, as classes mais baixas ficam excluídas já que prevalece a visão e os interesses da classe média.

Segundo o promotor, 80% dos problemas da população carente são questões de família, registro público e alvará, e poderiam ser resolvidos de maneira mais simples sem a necessidade de passar por um processo judicial. Uma alternativa seria encaminhar essas questões para serem resolvidas em cartórios ou nos Juizados Especiais. Mas isso não acontece, afirma ele, porque para o tripé do sistema judiciário representaria abrir mão de poder.

Leia o restante da entrevista no Consultor Jurídico

Instituto Millenium

Escolas privadas florescem na China
21 de Julho de 2006

As escolas particulares têm se mostrado um instrumento alternativo de ascensão social para os menos favorecidos. Se isso é uma alternativa viável em países como Índia, China e Somália, por que no Brasil esse tema é pouco discutido?

por Paulo Gontijo

Receita tributária
20 de Julho de 2006

Entrevista de Ives Gandra da Silva Martins para o site Consultor Jurídico: “Para o Estado, reforma tributária é aumento de imposto”.

por Instituto Millenium