2 de jan. de 2008

Reinaldão e o individualismo

Individualismo 1

Acabo de chegar de um jantar com a minha mulher, as duas filhas e um casal de amigos. Uma tem 11; a outra, 13. Um ano e 11 meses de diferença, Em boa parte do tempo, elas estavam na conversa. Um deles é professor universitário. A outra é executiva de recursos humanos de uma grande empresa de assessoria. Ele sabe o mal que se faz na educação brasileira. Os especialistas querem isso e aquilo. Eu só quero professores que sejam senhores de seu nariz para poder estimular individualismo, vaidade e egoísmo. Tá, tá, se algum tempo sobrar, a gente também fala desses sentimentos que se deve ter com os animais, como solidariedade, piedade, generosidade, essas coisas. “Oh, que cristão é este?” Toda fala existe num contexto, certo? E quem cobra meu cristianismo? Os que me atacam porque (nesse caso, é junto...) sou cristão? Ensino às minhas filhas que ninguém é culpado por nada que lhes acontece. “Em algum momento, prestem atenção, meninas, há uma escolha que é nossa”. Talvez eu seja um pai muito severo ensinando as minhas filhas a não ter ódio de ninguém. Todo mal e todo bem estão em nós. “Jamais culpem um colega, o professor, a escola, o destino. Nada disso existe. Só existimos nós.” O mal e o bem estão em nós.

Individualismo II

Dois momentos muito divertidos na noite: 1) a minha filha mais nova me imita, fazendo blague da minha irritação quando algo não sai conforme o combinado (gosto de rotina como sabem); 2) quando a mais velha fez um pastiche da racionalização de pai e mãe (sim, sobrou pra Dona Reinalda) sobre uma proibição que impusemos. É isto: não quero nem exijo que concordem comigo. Quero que entendam meus motivos. E entendam a ponto de poder ironizá-los. É assim que as coisas funcionam. Um pai não precisa que seus filhos o considerem certo. Precisa é que seus filhos saibam justificar seus pontos de vista.

Individualismo III
Sim, tenho certo orgulho de minhas meninas. Um amigo da VEJA jantou em casa dia desses (já contei aqui) e se surpreendeu um tanto com a demanda por debate. Você não precisa ser intraduzível para seus filhos. Mas estou certo de que você pode e deve complicar um tanto. Criança quer desafio.