29 de mar. de 2008

Como perder sabedoria e conhecimento


Há alguns anos (mais ou menos três anos) passei um domingo no escritório do advogado de uma associação de classe. Ele, representando a entidade, tentava impedir que uma licitação ocorresse por suspeitas de fraude. Fui lá passar as supostas provas de fraude que havia conseguido. A intenção do advogado e da entidade era impedir que a concorrência acontecesse no outro dia, uma segunda-feira.
O episódio acabou se tornando mais uma aula nesse mundo que me envolvi tentando fazer a minha parte para mudar o estado de desprezo a tudo que é legal, moral e ético. Dei com os burros n´agua. A concorrência aconteceu normalmente, sem que questionamento algum fosse levantado. Depois, atônita, descobri que o digníssimo era também advogado de um dos participantes da concorrência, que claro acabou vencendo a licitação.
O personagem em questão tinha uma banca requisitadíssima aqui em Mato Grosso, mas, sabe como é, o tempo passa, o tempo muda...hoje seus melhores clientes deixaram a sua banca, partiram em busca de outras bancas, de novos caminhos.
Porque aconteceu essa revoada de clientes?
Seria uma súbita perda de toda sua sabedoria e conhecimento? Pode ser, vá saber!
Ah, concomitante a isso, um parente, com alto posto na Justiça de Mato Grosso se aposentou. Mas isso não deve ter relação alguma, né?

Ronald Reagan lives on

Segundo o Partido Democrata Ronald Reagan já estaria sofrendo de Alzheimer muito antes de ter declarado ao povo americano que estava destinado a morrer desta doença.

E realmente ha evidências neste sentido. Na época assisti um longo programa de TV que apresentava trechos de discursos do Presidente Reagan em que este citava exemplos de heroísmo individual ou coletivo como modelos a serem seguidos por patriotas.

O programa intercalava clipes com resumos de filmes, alguns em preto e branco, que contavam precisamente as histórias usadas como ilustração por Reagan. A maioria dos evento era fictícia. Reagan, ator coadjuvante em sua segunda carreira (a primeira foi de salva-vidas) baseava seus conhecimentos em sagas hollywoodianos estava confuso, não distinguia bem as coisas.

Como na realidade poucos discursos são efetivamente escritos por um presidente americano pode ser que os erros fossem mais culpa de algum escrevinhador profissional, mas certamente Reagan dava o formato final.

O coitado do Reagan já passara ha muito dos setenta anos. Era um homem médio com conhecimentos médios, mas muito esforçado.

Mas temos agora sinais de que o espírito de Reagan ainda vive. Vive em simbiose no corpo de um brasileiro. E veio implantar-se com Alzheimer e tudo.

Refiro-me ao nosso caro (dispendioso) Presidente Lula. Sua alegada conversa ao telefone em que chama o Presidente Bush à falas parece ter sido uma ação de Reagan.

Reagan sempre foi um presidente zeloso da economia americana. Certamente terá aproveitado sua coabitação do corpo de Lula para dar um pito em Bush. Pito? Pelo que Lula diz deve ter sido um pito com puxão de orelhas e ameaça de aparecer em Washington com uma vara de marmelo.

Ou vocês acham Lula capaz de uma mentira deste calibre?