2 de fev. de 2006

Rumsfeld compara Chávez a Hitler

02/02/200619h50-WASHINGTON, Estados Unidos – CorreioWeb

O secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, comparou nesta quinta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao nazista Adolf Hitler. Em discurso, ele reagiu após a expulsão por Caracas do adido naval da embaixada dos Estados Unidos, John Correa. Chávez "é uma pessoa que foi eleita legalmente como Adolf Hitler. Depois consolidou o poder", afirmou Rumsfeld no Clube Nacional da Imprensa de Washington.

Horas antes, o chefe do serviço de inteligência dos Estados Unidos, John Negroponte, acusou Chávez, durante uma audiência no Senado de buscar relações militares "mais próximas" com o Irã e a Coréia do Norte. Os dois países representam o "eixo do mal" definido pelo presidente George W. Bush.

"Estamos na expectativa de que Chávez aprofunde sua relação com (Fidel) Castro. O país também busca relações econômicas, militares e diplomáticas mais próximas com o Irã e a Coréia do Norte", assegurou Negroponte.

Sobre a América Latina, o chefe da inteligência também se referiu ao novo presidente boliviano, Evo Morales, que mantém estreitas relações com Chávez. "Desde sua eleição, (Morales) parece ter moderado suas promessas anteriores de nacionalizar a indústria de combustível e cessar a erradicação de cultivos de coca. Mas seu governo segue enviando sinais ambivalentes sobre suas intenções", explicou.

As declarações contrastaram com o tom moderado do governo dos Estados Unidos desde que Tom Shannon assumiu em outubro o cargo de chefe da diplomacia para a América Latina no Departamento de Estado.

-----------
Do Blog:
Cuidado Chavito, os MARINES acabam com sua raça em horas. Aproveitam e fazem um "passeio" pelos vizinhos.

Atenção, Senado! Jobim tem de ser impichado

Por Reinaldo Azevedo - íntegra no Primeira Leitura
Os senadores não podem tergiversar. Têm de se mobilizar para pedir o impedimento do presidente do Supremo Tribunal Federal. No mínimo, ele esbulha a Constituição, pela qual tem de zelar. Limpa as botinas no artigo 2º da Carta, segundo o qual os Poderes da República são independentes e harmônicos. OAB e associações de magistrados têm de se manifestar. Jobim está pensando que é Licurgo e recebeu as diretrizes do Oráculo de Delfos. É falso. Ele é só um político usando o Judiciário para azeitar a sua carreira.

Leia aindaJobim desmoraliza o Poder Judiciário, por Rui Nogueira

Serra diz que dossiê Furnas é “instrumento vagabundo”

Para o prefeito de São Paulo, José Serra, a lista de políticos beneficiados pelo suposto caixa dois organizado por Furnas é um "instrumento vagabundo". "Esse dossiê que saiu aí é mais falso que o ‘Cayman’. Uma verdadeira palhaçada", afirmou. O prefeito é citado na lista como um dos beneficiários, junto com outros 156 políticos.

Serra disse que o documento "é surrealista. Imagina se criar a indústria de documentos com xerox. Lembra Cayman? Era fax". Segundo ele, um indicativo da falsidade do documento seria a lista de doadores, que estão entre os maiores do País. "Eles pegam 30, 40 dos maiores contribuintes no Brasil e dizem que (as doações) foram através de Furnas. Uma coisa completamente aloprada."

As declarações foram dadas após a inauguração da Assistência Médica Ambulatorial (Ama) Parque Maria Domitila, na zona norte da capital paulista.