26 de ago. de 2006

O banquete dos abutres

Comentar e analisar os fatos políticos e a própria política no Brasil é uma tarefa insana. Está certo que a política não é ciência, embora alguns se intitulem “cientista político”, fato que revela uma total ignorância naquilo que é respeitante à epistemologia. Ao dar uma analisada geral no noticiário político de hoje parei para pensar. O que acontece no Brasil não tem termo de comparação com nenhum lugar do mundo.

Em São Paulo, o governador Cláudio Lembo, que é ex-vice de Alckmin e do PFL, partido da aliança que apóia o próprio Alckmin, concedeu hoje uma entrevista ao site Terra na qual dá como favas contadas a reeleição de Lula, ainda que estejamos a mais de 30 dias das eleições. Fez a festa dos blogões políticos, que se apressaram em turbinar as declarações de Lembo que, pela idade, pode estar sendo acometido da moléstia conhecida como mal de Alzheimer. Não digo está afetado por ela. Digo que todas as pessoas na faixa dos 70 anos de idade podem estar sim, com o cérebro comprometido. Isto é um fato que qualquer médico concordaria.

Como jornalista lhes digo que sempre desconfio desse jornalismo de abutres. A notícia para eles é como carniça. Imagine a notícia como uma carniça putrefata e ao redor dela o banquete dos abutres. Uns são abutres assumidamente. E assumem essa condição por moleza cerebral; outros por ingenuidade e alguns por oportunismo.

No Ceará, o candidato do PSDB ao Governo, Lúcio Alcântara, se nega apoiar Alckmin e veicula nos seus programas mensagens de Lula! Agora, uma pesquisa Data Folha revela que Cid Gomes, irmão de Ciro e apoiado por Lula, deu a volta por cima e está na frente. O Tasso Jereissati também apóia Gomes, já que sempre joga em parceria com Ciro.

Anteontem, um convescote gastronômico reuniu um punhado de tubarões da indústria brasileira na casa do Ministro Furlan, quando hipotecaram apoio ao nosso guia, ao que parece condicionando à permanência de Furlan no Ministério caso o PT reemplaque.

...Os negritos são meus... Leia o post complemento no "O que pensa Aluizio"
Um achado, uma preciosidade, pro maluco aqui.
---
Comment: Fico honrado com a reprodução deste meu artigo. As armas que temos são o pensamento e as palavras contra essa armação pérfida que pretende enterrar a democracia. O que me revolta é ver que as colunas políticas dos jornais e os grandes blogs colados nos portais desses jornais que têm uma audiência enorme, não tragam ao debate e não esclareçam os leitores sobre essa realidade. Escamoteiam, fazem o joguinho das conveniências. É repugnante.
Abs
Aluízio Amorim

Concordo plenamente com você, Aluizio. Tanto que procuro andar, postar algumas coisas, como dizer?, "light years", distante do que no Brasil se define como Política.
Gosto do "Beggar's Banquet", dos Stones.