13 de jan. de 2006

O que é este tapa-buraco?

por Alfredo Guarischi no Diego Casagrande de 13/01/2006

O tapa-buraco, na acepção informal, é um indivíduo sem função definida que substitui o outro temporariamente. Já na Bahia o tapa-buracos, segundo o Aurélio e o Houaiss, é um indivíduo- pedreiro.

O atual governo, tem responsabilidade por alguns buracos, mas não todos, pois desde o governo passado eles vêm aumentando em número e profundidade. Desde 2002 praticamente nada foi efetivamente aplicado para tapar os buracos. Verbas foram liberadas, diz um Ministro, porém quem as recebeu não aplicou corretamente. Tanto o Estado quanto o Município, afirmam que têm obrigação de conservar e não consertar (dicionário por favor). A fiscalização, obrigação de quem liberou o nosso dinheiro (pagamos com nossos impostos), nada fez. Novamente existe a dúvida se o buraco é federal, estadual ou municipal? Acho que buraco é um primo do mosquito da dengue.

O dinheiro para tapar os buracos das estradas apareceu correndo, depois de uma série de belas reportagens da TV e dos jornais. Estranhamente alguns políticos - ah este políticos - correm à frente das câmeras e começam a tapar os buracos.

Nada disso vai dar certo. A chuva e o tempo vão mostrar que o nosso dinheiro foi gasto em tapa-sexo e os tapacus vão morrer.

Esclareço que este não é um artigo chulo e que visa denegrir a imagem de nossos mandatários. A explicação esta logo aí embaixo.

O tapa-sexo é uma peça exígua que cobre apenas os órgãos genitais. Os modelos são variáveis, tanto para mulheres como para homens. A imaginação e o fetiche (ou seria feitiço?) levam a variáveis sem fim.

O tapa-cu ou tapacu, é uma ave (Forpus xanthopterygius). O Tuim, que é o seu nome geral, na Bahia é conhecido como cuiuba; no RGS chamam-na de coió-coio; na Amazônia é o periquito-do-espirito-santo; no Ceará, Maranhão e Piauí podem chamá-lo de tabacu. Mas aqui no Rio é mesmo um bate-cu. O Tuim quando preso, fecha sua cloaca voluntariamente, impossibilitando a defecação e levando-o à morte.

Hoje somos como aves aprisionadas por governos pouco responsáveis, que brigam sem parar, na busca de não sei o quê. Parte dos congressistas ganha sem trabalhar, no período normal, com uma semana de no máximo quatro dias. Agora foram convocados sabendo que não iriam trabalhar. Verbas são desviadas de seu destino e ninguém vai preso. É um verdadeiro tapa-sexo que apenas procura esconder o que todos sabem que existe. Este tapa-buraco é um engodo, um substituto temporário, mas que transforma o povo, tão dependente do transporte rodoviário, em verdadeiros tapacus que um dia vão acabar explodindo.