23 de out. de 2006

Lula não inventou o Biodiesel - por Ralph J. Hofmann

Aviso: Lula não escreveu o Sermão da Montanha

Há exatos 40 anos, o cientista cearense Expedito Parente criou o biodiesel, um óleo combustível derivado de plantas oleaginosas capaz de substituir, com vantagens, o diesel derivado de petróleo usado pelas indústrias pesadas, caminhões, usinas geradoras e outros equipamentos. Não tinha mistério algum. Um pesquisador acho que encontrara o caminho e trabalhou, despendeu suor e esforço e “voilá!” sem mistério, sem milagre, inventou o biodiesel. Tampouco com segredos.

Pessoalmente creio que o fato de ouvirmos falar muito pouco a respeito teve mais a ver com a hegemonia reservada para a estatal Petrobrás, defendida pelo Conselho Nacional do Petróleo e pelo Presidente Geisel, que conseguiu anexar o Próalcool para a Petrobrás (com posterior obus para a mesma) do que a qualquer conspiração misteriosa.

Justiça seja feita o então ministro da Aeronáutica, Délio Jardim de Matos ( e não o Lula após 2002) viu os méritos e mandou que as pesquisas de Expedito continuassem no Centro Tecnológico da Aeronáutica, em São José dos Campos. Pouco foi revelado sobre o trabalho, considerado assunto reservado de segurança nacional, mas o biodiesel provou ser uma dos opções do futuro, nascido num país que tem boas condições de produzi-lo. Entre 1980 e 1984, foram produzidos mais de 300 mil litros do óleo, utilizados em testes.

Cumpre dizer que em 1980 viajando no interior de São Paulo, este articulista ouviu uma rádio de Campinas defendendo a possibilidade de fazer óleo de copaíba a um custo ínfimo, sendo que o óleo de copaíba (uma árvore) podia ser obtido sangrando as árvores a cada poucos meses, centrifugando e filtrando o sumo da mesma. Com ajuste fino qualquer motor Diesel poderia operara com esse óleo. A copaíba se adaptaria a qualquer lugar no país. Outrossim quando madura, fornece uma madeira de lei excelente, tanto mais se for sangrada. Três anos após o plantio já rende óleo e em cinco a oito anos chega a volumes enormes de produção. Nunca mais ouvi falar nesse projeto.

Houve também testes bem sucedidos com querosene de aviação produzido com oleaginosas.

A partir de 2001 a TECNOBIO, empresa criada pelo Sr. Expedito Parente montou pequenas usinas para prefeituras, indústrias e universidades.

O que podemos depreender disto é que Lula não criou nada, não salvou país, e sabe-se lá se a oleaginosa correta foi escolhida para cada região. Assim como Expedito Parente, outros processos foram estudados na Europa, mas podemos dizer que o Sr. Parente, o Brasil, o Brigadeiro Délio, o Centro de Pesquisas da aeronáutica, inventor e autoridade cumpriram seu papel muito antes do Lula.

Ou seja, mande seu filho escrever 100 vezes, LULA NÃO INVENTOU NADA. NEM MESMO O BIODIESEL.

OUTRAS AVENTURAS DO BIODIESEL

Observação: na década de 80 o Sr. INGO JOSÉ MÜLLER, um dos mentores da CEVAL, atuou ao lado do cientista Expedito Parente no projeto Biodiesel e Bioquerosene, que só não tiveram maior repercussão em função dos custos, à época, incompatíveis com os combustíveis derivados do petróleo.

No ano de 1983 a empresa Auto Viação Catarinense, de Blumenau, experimentalmente usou o biodiesel, o que foi verdadeiro sucesso. Também o então governador de Santa Catarina, dirigiu um trator do DER/SC movido a biodiesel, tudo registrado pelas páginas do Jornal de Santa Catarina. Entretanto, o prof. Parente e o Sr. Ingo Müller já anteviam naquela época que o Biodiesel e o Bioquerosene, seriam os combustíveis do futuro, tanto por ser de fonte renovável, quanto pelos benefícios ao meio ambiente que trariam e também porque os preços se tornariam acessíveis pelo aumento do preço do petróleo, à medida que fosse escasseando.

fonte: Diego Casagrande

Entreato macabro - por Ipojuca Pontes

Resumo: Um cena do documentário "Entreatos", independente das intenções de quem a filmou, é reveladora do que hoje nos cerca: um mar de tramas, sigilos e desconfianças mútuas que enlameia os bastidores do poder.

© 2006 MidiaSemMascara.org

Como os senhores devem saber, entreato, em teatro, é uma pequena cena dramática que se representa no intervalo entre os atos de uma peça. Acabo de receber, pela Internet, uma cena de “Entreatos”, documentário de propaganda lulista de João Moreira Salles, milionário herdeiro (em dólares) do banqueiro Walter Moreira Salles, sobre a campanha que levou Lula, o ex-operário-relâmpago, à presidência da República. A cena - filmada entre as inúmeras lambanças do Lula líder sindical e as incontáveis lambanças do Lula presidente -, independente das intenções de quem a filmou, é reveladora do que hoje nos cerca: um mar de tramas, sigilos e desconfianças mútuas que enlameia os bastidores do poder.

O cenário do entreato é uma sala de reunião da cúpula do PT, coordenadora da campanha de 2002, liderada pelo poderoso chefão José Dirceu, a quem todos temem e prestam vassalagem. Os demais integrantes do grupo, são 1) Guido Mantega, figura apagada e atual ministro da Fazenda; 2) Gilberto de Carvalho, ex-seminarista e hoje chefe de Gabinete de Lula, acusado de proteger Sombra, denunciado por envolvimento na morte do prefeito Celso Daniel; 3) Luiz Gushiken, ex-Secretário de Comunicação e atual Assessor para Assuntos Estratégicos, acusado de manipular ligações entre fundos de pensões das estatais e o Caixa 2 para campanhas eleitorais do PT e, 4) Bruno Maranhão, assaltante de banco no período da luta armada e líder do MLST, responsável pelo quebra-quebra do Congresso nacional.

Sentados em torno de uma mesa redonda, com copos e garrafas de água mineral, começa o entreato com Lula, sorrateiro, abandonando a cena para não ser filmado. Dirceu, solícito, arrasta a cadeira para Lula passar: “Oh, Lula, desculpe...”

Guido Mantega, pressuroso, continua: “No dia seguinte, para hipotecar...”

Dirceu atropela o interlocutor: “É bom você se organizar porque o Fox... No domingo o Fox quer falar com Lula. Porque a informação que o Fox tem, do Fernando Henrique... (aqui, o aprendiz do serviço de espionagem da CGI cubana descobre a câmera sem saber que está sendo filmado) “Você tá gravando isso aí, gente...(e, aborrecido,aponta, dedo em riste) “De quem é esse pessoal?... É teu, Bruno?”.

E Bruno, filho de usineiro e ex-quadro do Partido Comunista Revolucionário Brasileiro, aflito: “Não, não. É o pessoal da... da... É o pessoal do João que está fazendo um documentário”.

Dirceu, impaciente: “Que João?...”

Bruno Maranhão, perdido: “João Salles”.

Dirceu, ríspido: “O que é João Salles?...”

Bruno Maranhão, como se isentando da presença dos intrometidos:

“Tá combinado com Lula... Tá combinado com Lula...”

Gilberto Carvalho, hoje o “homem da maçaneta” da porta presidencial, aproxima-se de Zé Dirceu e, talvez sabendo da riqueza de Salles, querendo acomodar a situação, deixa escapar:

“É um documentário que ele está fazendo...”.

O subserviente Bruno, temeroso da ira do chefe, cada está vez mais irritado, fala para a equipe do cineasta milionário: “Vamos deixar pra discutir depois... Vamos fazer o seguinte: É assunto sigiloso... É um assunto altamente sigiloso. Vamos deixar fazer uma cena e depois vocês vão embora, não é isso?”.

O ex-guerrilheiro sem guerrilha, protegido de Raul Castro, que ajudou colocar Lula no centro do poder, ainda irritado, começa a tamborilar sobre a mesa com a ponta dos dedos. Maranhão procura amainar: “Eles são de confiança...”.

O ex-seminarista Gilberto, retornando à mesa, completa em voz baixa: “Absoluta”.

Dirceu contesta, definitivo: “Mas não existe confiança absoluta. Porque a fita de Lula sobre Pelotas terminou na mão do nosso inimigo. No Brasil não existe...”

Gilberto Carvalho, tentando explicar: “É guardada num cofre todo dia...”.

O deputado cassado Dirceu, agora envolvido no escândalo do “dossiêgate”, cada vez mais consciente de sua superioridade, torna-se professoral face aos demais, em especial com o ex-seminarista Gilberto. Nervoso, volta a tamborilar sobre a mesa com a ponta dos dedos: “Vai nessa, vai nessa... Se você soubesse aonde eu tô... Se você soubesse o que eu tenho das outras campanhas, você não falaria isso... Ah, Gilberto Carvalho... Pára com isso... (e, no deboche) E ta “entendendo” a nossa campanha! ... Há, há, há!...”.

Pelo que se diz o milionário João Salles, voltado para a documentação da marginalidade, resolveu tirar de circulação “Entreatos”, quem sabe, pela “leitura” no mínimo ambígua que poderia resultar da exibição da cena premonitória, filmada em 2002. Nela, só a visão da figura de Bruno Maranhão, o terrorista do MLST, é um prato cheio.

Para concluir: Salles é súdito do comunista Eduardo Coutinho, e Coutinho, incensado em prosa e verso pelas facções esquerdistas, de fato, não passa de cineasta medíocre ( ver “Faustão”) e péssimo documentarista. Sua cantata é “Cabra Marcado para Morrer”, um “globo repórter” pretensioso sobre Elizabeth Teixeira, mulher do camponês João Pedro Teixeira, levado às feras pela irresponsabilidade do PC, que o transformou em mártir. O dito Coutinho, num gesto de auto-censura, para não causar dano à imagem de Lula, cortou cena de um seu documentário em que a funcionária de um bar do sindicato dos metalúrgicos diz que o presidente, quando líder sindical, gostava de tomar cachaça (“51”).

Coutinho diz que esse tipo de cinema é uma busca da “utopia concreta”.

Só no inferno.