16 de fev. de 2006

As oposições têm de bater mais

Alguns analistas tiraram da cartola — já que não têm em mãos nem fato nem teoria política — a tese de que é prejudicial à oposição bater em Lula. É mentira. Serra tem uma boa experiência. Marta Suplicy era considerada invencível em SP. Perdeu feio. Serra bateu. Não com histeria, mas com competência. Ah, sim: política é como boxe. Vence quem joga melhor segundo as regras. E bater faz parte do jogo. ....
......
...E digo mais, crianças. Nem chego a achar o PT do valerioduto e dos mensaleiros o mais perigoso. O que se esconde nas dobras do aparelho de Estado; o que posa de limpo e civilizado; o que tenta se mostrar boa-praça e de companhia — Antonio Palocci é um bom exemplo — é o pior deles. Porque tenta aliar as práticas consagradas no partido (“todo mundo erra”, disse o Apedeuta) ao bom-mocismo para encantar incautos.

Por Reinaldo Azevedo - leia o texto completo no Primeira Leitura


---- No Site Movimento Serra Presidente ----
-------
"LEMBRETE: A massa está ligada ao Líder Carismático Simbiótico por laços de amor ( e de medo) que refletem a relação da massa com a sua própria grandiosidade infantil, desejo de poder, desejo de vingança, inveja e até um senso de onipotência, da qual o Líder Carismático Simbiótico é apenas a personificação ou espelho. Na medida em que personificar as projeções grandiosas da massa, esta o seguirá. Já que a sugestão substitui a evidência, a lógica e a verdade pela autoridade ( das afirmativas) do Líder, seu efeito é desencorajar o pensamento e aumentar a negação da realidade, encobrir ou evadir os problemas ao invés de enfrentá-los. As idéias que os seguidores aceitam nao se baseiam na própria experiencia, mas na qualidade de sua relação com o Líder. As afirmativas do Líder, enquanto a relação emocional positiva perdurar, são imunes ao julgamento crítico. A massa está sob o domínio de uma idealização. MAS, se o Líder cessar de personificar essas projeções da massa, sua influência fracassará e ele será simplesmente ignorado, ridicularizado, desprezado e eventualmente substituido.
RESUMO: Lula só será destruído eleitoralmente por piadas, gozações, exposição ao ridículo, risos, etc. Qualquer tentativa lógica - racional fracassará. É aí que mora o perigo: o PSDB é educado, lógico, racional, sério, punhos de renda. Por aí, perderá!"
---Nelson Prado Rocchi
, médico - psiquiatra (Campinas - SP )

Nenhum comentário: