12 de fev. de 2008

Tributo a Charles Darwin

Surrupiado do Profº Orlando Tambosi

Charles Darwin nasceu em Shrewsbury (Inglaterra), em 12 de fevereiro de 1809. Em sua homenagem, uma exposição percorreu o mundo no ano passado (tive a oportunidade de ver a versão brasileira na querida São Paulo, ano passado, no Masp). Um resumo de sua vida e sua obra (com textos, fotos e vídeos) está disponível no Museu Americano de História Natural.

Darwin revolucionou as ciências naturais e a história da humanidade, mas ainda hoje tem inimigos. É rejeitado pelo criacionismo, que lhe dá combate sem tréguas. Para estes inimigos, que põem a Bíblia acima das ciências, vale o que ele escreveu em sua Autobiografia, escrita em 1876:
O antigo argumento do plano da natureza, tal como exposto por Paley, e que antes me parecia tão conclusivo, cai por terra, agora que a lei da seleção natural foi descoberta. Já não podemos argumentar, por exemplo, que a bela articulação de uma concha bivalve deve ter sido feita por um ser inteligente, do mesmo modo que o homem criou as dobradiças das portas. Parece haver tão pouco planejamento na variabilidade dos seres orgânicos e na ação da seleção natural quanto na direção em que sopra o vento. Tudo na natureza é resultado de leis fixas.

A Autobiografia, aliás, é uma boa introdução ao pensamento de Darwin. Há tradução brasileira, da editora Contraponto, RJ, 2000.

Nenhum comentário: