3 de nov. de 2006

O caminho da servidão - Profº Orlando Tambosi

Friedrich August von Hayek
Para meditar...

Friedrich August von Hayek, Prêmio Nobel de Economia, publicou O caminho da servidão em 1944. Trata-se de uma severa crítica às idéias coletivistas. No trecho transcrito abaixo, veja se o quadro descrito pelo pensador (ah, horror dos horrores) liberal não tem algo a ver com a situação aqui no Acampamento.

Há três razões para que um grupo numeroso, forte e de idéias bastante homogêneas não tenda a ser constituído pelos melhores, e sim pelos piores elementos:


1. Quanto mais elevada a educação e a inteligência dos indivíduos, tanto mais se diferenciam os seus gostos e opiniões, e menor é a possibilidade de concordarem sobre determinada hierarquia de valores. Portanto, se queremos lograr alto grau de uniformidade e semelhança de pontos de vista, teremos de descer às camadas em que os padrões morais e intelectuais são inferiores e prevalecem os instintos mais primitivos.

2. As autoridades ou o ditador conseguirão o apoio dos dóceis e dos simplórios, que não têm fortes convicções próprias, mas estão prontos a aceitar um sistema de valores previamente elaborado, contanto que este lhes seja apregoado com estrépito e insistência.

3. Parece ser mais fácil aos homens concordarem sobre um programa negativo – ódio a um inimigo ou inveja aos que estão em melhor situação – do que sobre qualquer plano positivo.

P.S.: aqui você tem acesso ao livro em HQ.

4 comentários:

Nat disse...

Steve,

E estamos no caminho certo... para a servidão ao desgoverno petralha! Que coisa!

Bjs

Saramar disse...

Por onde anda você?

Saramar disse...

Vim lhe desejar FELIZ 2007, apesar de tudo.

beijos

CAntonio disse...

Mais um ano se foi e tudo continua como dantes, cheio de pulhas no quartel do Lullla.

O que importa é que estejamos sempre a postos, denunciando, cobrando e - por quê não? - esculhambando a "quadriha".

Um 2007 repleto de realizações!

Saudações,