5 de mar. de 2006

De volta ao pau-brasil

Por Rubens Ricúpero - folha de SP(05/03/06) - reproduzido do e-agora

Para quem não crê em desindustrialização precoce no Brasil, reuni, em pouco mais de uma semana, algumas notícias frescas.

A primeira, do "New York Times", reproduzida pela Folha (18/2), diz que Yin Mingshan, presidente do Grupo Lifan, com o apoio de Huang Zhendong, do Comitê Central do Partido Comunista da China, está tentando comprar "uma das mais modernas e sofisticadas fábricas de motores de automóveis", em Campo Largo (PR). Não para produzir no Paraná, mas para desmontá-la e, peça por peça, transportá-la à China, a fim de competir no mercado americano e europeu a partir de 2008. A fábrica produz o avançado motor Tritec e pertence ao fracassado consórcio DaimlerChrysler-BMW, que a instalou a custo de US$ 500 milhões. Ela permitiria aos chineses superarem os concorrentes e resolverem seu maior obstáculo técnico: a incapacidade de desenvolver motores sofisticados e confiáveis. Por que comprá-la no Brasil, e não nos EUA? Yin responde: os americanos poderiam bloquear a venda, mas o Brasil não possui leis contra a exportação de tecnologia de ponta. Portanto, dentro em breve, o país registraria no ativo da balança comercial a venda de uma fábrica de US$ 500 milhões só para descobrir, logo após, que os chineses vão nos tirar os mercados externos e, em seguida, caso a Rodada Doha force as reduções industriais cogitadas, começarão a vender-nos aqui mesmo os seus carros.

O exemplo não é isolado. Em "O Estado de S.Paulo", Agnaldo Brito relacionava diversos episódios de investimentos para exportar suspensos em conseqüência do câmbio para concluir: "Em alguns casos, já há desindustrialização" (19/2). Citava o fechamento de nove fábricas da Bunge e duas de sua concorrente, ADM, com redução de 30% da industrialização da soja. Outras empresas, entre elas a Azaléia, estão transferindo operações de exportação para a Argentina e até para a China.

Se quiser ler mais, clique aqui

- - - - - - - - - - -
Sou Pessimista, Realista e Cético.
Em nossa "democracia", os parentes de Celso Daniel tiveram que abandonar o país.
Merda por merda, melhor a China. Lá, as instituições funcionam. Bem, todos sabem o que pode acontecer. Corruptos que não sejam poderosos dentro do PCC(Não é o Primeiro Comando da Capital) tem que pagar os projéteis com os quais são fuzilados.
A Coréia do Norte, é outro "bom exemplo" de funcionamento das Instituições.
------
Nos USA:
2,276 milhões de Novas Casas construídas. Taxa anualizada em Janeiro/2006.(paisinho vagabundo)

Na Índia:
Exibem um Robusto Crescimento Econômico, fruto de investimentos na Educação e Ciência. Exportam Ciência e Tecnologia. A Maior Democracia do Planeta.
------
O que funciona aqui?

Carnaval, ainda mais agora, com o financiamento do Bát-Chavez.

Vamos ser campeões do mundo outra vez, no futebol.

Somos também, campeões em vários Índices, desde que, invertidos os critérios; melhor, a ordem.

Programas Ratazana, BBB 2006, Raul Gil... só coisas boas e educativas.

Esqueci: "Fala que eu te escuto", um prenúncio da próxima Ditadura. São Gangsters Espirituais.

Um comentário:

Nat disse...

Tony,

Realmente, pregamos no deserto, pois o povão está mesmo interessado em BBB, Copa, Ratinho, etc...

Grande abraço!