4 de fev. de 2006

Até que enfim, Senhor Fernando Henrique Cardoso

FHC vai ao ataque na IstoÉ: "A ética do PT é roubar"

0h — Em entrevista à revista IstoÉ, principal destaque da capa da revista nesta semana, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ataca o governo Lula e a corrupção organizada com a chancela do seu partido, o PT, e afirma que os tucanos precisam bater forte para retomar o comando do país. "O discurso para resgatar o poder para os tucanos ele já traz na afiada ponta da língua. Trata-se de demolir o que restou do patrimônio ético do partido, que, no passado, fazia passeatas sob o lema Fora FHC. De sublinhar na campanha deste ano que Lula abandonou a classe média, vive solitário com opositores em seu próprio partido e aliado ao que há de pior na política nacional", diz a apresentação da entrevista, assinada por Antonio Carlos Prado e Marco Damiani. Leia trechos:"

IstoÉ – Qual vai ser o grande tema da campanha para presidente?
FHC – Eu nunca ouvi falar em tanta corrupção como neste governo. As massas de dinheiro envolvidas são muito altas. Assustadoras. Esse tema vai ser forte.

IstoÉ – Os tucanos devem bater com muita força?
FHC – Temos de mostrar o que aconteceu. Com força. Não podemos aceitar o que o presidente Lula disse em Paris, que todos são corruptos e, portanto, que a corrupção é normal. Não, não. Primeiro, porque não são todos que praticam corrupção. Segundo, a corrupção neste governo é muito mais grave do que nos outros casos da história.

IstoÉ – Por quê?
FHC – Porque os outros casos eram individuais, enquanto no governo Lula a corrupção se organizou e teve a chancela do partido do governo. É um fenômeno novo. No governo Lula, a corrupção tem organicidade, foi arquitetada. É sistêmica.

IstoÉ – O sr. acredita que o presidente Lula não sabia de nada?
FHC – Se não sabe, é porque está comendo mosca. Aliás, deve ter ficado viciado em comer moscas. Eu acho que o deputado [Osmar] Serraglio [relator da CPI] coloca bem as coisas: Lula tem responsabilidade por omissão. Como não aconteceu nada com o presidente, acho que o Congresso foi omisso ao investigar a responsabilidade dele. Faltou a pergunta: quem é o beneficiário, a quem interessa tudo isso?

IstoÉ – A quem?
FHC – Ao próprio presidente. O que o Duda Mendonça declarou no depoimento dele? Que recebeu aquele dinheiro ilegalmente, numa conta ilegal, e que com esse dinheiro fez diversas campanhas, inclusive a do próprio Lula. Então, Lula é beneficiário.

IstoÉ – Para ganhar do PSDB, o PT sempre agitou a bandeira da ética. Agora,os papéis vão se inverter?
FHC – É curioso. O PT sempre procurou se envolver numa aura ética dizendo: “Eu sou puro, os outros não.” Isso se mostrou um perigo, porque levou ao seguinte raciocínio: como eu sou puro, como sou da ética, eu posso, em nome dessa ética que é a revolução, a transformação, sei lá o quê, eu posso cometer deslizes morais. Esses deslizes foram crescendo à medida que o partido começou a tomar mais posições no aparelho do Estado. É paradoxal, mas a ética do PT é roubar. No PT, o militante acredita que está expropriando a burguesia para manter os seus ideais. No fim, para o PT, os fins justificam os meios. Do contrário, como explicar uma pessoa como o Delúbio, que assumiu tudo?

IstoÉ – O sr. faz idéia?
FHC – Na história, um caso como o do Delúbio só tem paralelo naqueles processos de Moscou, na década de 1930, sob [Josef] Stalin. Os grandes heróis da revolução, lá, assumiram coisas que não tinham feito. No PT, todos os que foram à CPI disseram: “Eu não fui, foi o Delúbio.” Delúbio ficou calado porque acredita estar agindo em nome dessa ética partidária que permite pegar dinheiro público em nome do partido e para o partido. Delúbio, assim, virou uma Geni feliz.

IstoÉMas, ainda assim, Lula pode ganhar a reeleição.
FHC – Não acredito, mas pode. E, nesse caso, vai fazer um governo ainda pior doque o atual, porque as condições políticas são piores. Houve uma mudança de sentimento da classe média em relação ao presidente. Ele percebeu e virou o discurso para a massa de não-informados. Tudo bem, mas ele vai governar com quem? A reeleição seria muito ruim. Vai ficar tudo frouxo, sem sabermos para onde a Nação está indo. Lula pode ganhar como pessoa, mas será guiado pelo mercado e pelo pior da política. Se Lula for reeleito, o seu ato seguinte será o de pedir a anistia dos petistas cassados ao Congresso."

Um comentário:

Anônimo disse...

Vejam que beleza o email que o Carceroni, el hombre de las listas, anda postando para seus amigos...Não é de dar dó?
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena (Fernando Pessoa)

Está em curso uma tentativa de desmoralização da lista de Furnas e da minha pessoa. A questão é que apenas uma única lista foi enviada: à Polícia federal, ao Ministério Público, à Ouvidoria da União, ao Presidente da Câmara e ao Presidente do Congresso Nacional. Desde dezembro de 2005 é esta lista que está sob investigação policial. Dela é que falei e falo. É dela a cópia, autenticada em cartório, entregue por Nilton Monteiro à PF. Já recebi ameaça de morte, ameaça sobre meus entes queridos e sobre meu emprego. Tenho meus telefones censurados e estou com a vida sob devassa, por determinação do governador. Tudo isto já me aconteceu antes. E confesso, esperava que acontecesse agora. Sou um Soldado Raso e estas coisas são de General, é o que pensam. Mas fiquem cientes, em breve voltarei ao meu posto de sentinela, ao terminar de cumprir o meu dever. Agora estou ocupado em ser otimista. Vou buscar pedras na lua, como disse o Cony.

Carceroni
Fevereiro de 2006"