29 de mar. de 2008

Ronald Reagan lives on

Segundo o Partido Democrata Ronald Reagan já estaria sofrendo de Alzheimer muito antes de ter declarado ao povo americano que estava destinado a morrer desta doença.

E realmente ha evidências neste sentido. Na época assisti um longo programa de TV que apresentava trechos de discursos do Presidente Reagan em que este citava exemplos de heroísmo individual ou coletivo como modelos a serem seguidos por patriotas.

O programa intercalava clipes com resumos de filmes, alguns em preto e branco, que contavam precisamente as histórias usadas como ilustração por Reagan. A maioria dos evento era fictícia. Reagan, ator coadjuvante em sua segunda carreira (a primeira foi de salva-vidas) baseava seus conhecimentos em sagas hollywoodianos estava confuso, não distinguia bem as coisas.

Como na realidade poucos discursos são efetivamente escritos por um presidente americano pode ser que os erros fossem mais culpa de algum escrevinhador profissional, mas certamente Reagan dava o formato final.

O coitado do Reagan já passara ha muito dos setenta anos. Era um homem médio com conhecimentos médios, mas muito esforçado.

Mas temos agora sinais de que o espírito de Reagan ainda vive. Vive em simbiose no corpo de um brasileiro. E veio implantar-se com Alzheimer e tudo.

Refiro-me ao nosso caro (dispendioso) Presidente Lula. Sua alegada conversa ao telefone em que chama o Presidente Bush à falas parece ter sido uma ação de Reagan.

Reagan sempre foi um presidente zeloso da economia americana. Certamente terá aproveitado sua coabitação do corpo de Lula para dar um pito em Bush. Pito? Pelo que Lula diz deve ter sido um pito com puxão de orelhas e ameaça de aparecer em Washington com uma vara de marmelo.

Ou vocês acham Lula capaz de uma mentira deste calibre?

Nenhum comentário: