28 de ago. de 2006

Pra não dizer que não falei de flores - por Arthur Chagas Diniz*

Acho que não haveria respostas mais adequadas à agonia da parte da sociedade não envolvida nas maracutaias do Executivo, do Legislativo e do Judiciário do que conhecer o fim de estórias que começaram bombásticas e, para perplexidade geral dos não envolvidos, morreram no esquecimento dentro do turbilhão de mazelas que assolam o País:

1. Quanto do roubado pelo juiz Nicolau foi recuperado pelos cofres estaduais?

2. Em que pé estão as investigações sobre os depósitos no exterior de Paulo Maluf (PP-SP) que nega (apesar das assinaturas) ter contas no exterior? O estado de São Paulo recuperou alguma coisa?

3. Onde é que anda o produto do maior roubo de bancos já efetuado no Brasil? A Polícia Federal, que é tão orgulhosa de seus feitos, deixou escapar mais de R$180 milhões dos cofres do BC em Fortaleza. Quanto foi recuperado?

4. Roberto Jefferson (PTB-RJ), que informou ter recebido do PT 4 milhões de reais, pagou Imposto de Renda sobre essa receita?

5. Qual é o total desviado pela PLANAM e que beneficiou Ministros da Saúde, o intermediário José Cirilo (PT-CE), prefeitos e deputados na compra de ambulâncias? Quem vai devolver a diferença entre o que custariam as ambulâncias em licitações não viciadas e o valor pelo qual foram vendidas?

6. Silvinho Pereira (ex-petista) recebeu um Land Rover de presente da empreiteira da Petrobras. Já se apurou quanto custaram as obras e quanto custariam em concorrência real? A GDK continua a prestar serviços à Petrobras. Qual o superfaturamento? Quem vai devolver?

7. E o Duda Mendonça? Quem depositou na conta dele os R$10 milhões? Foi o Marcos Valério? E quem deu o dinheiro a Marcos Valério? Foi o PT ou foram o BMG e o Rural? Quem vai devolver aos cofres públicos?

8. Quem pagou as despesas dos 14 amigos do Lullinha que fizeram um spa na Granja do Torto? Lulla pagou as passagens? E a alimentação?

9. E o Jader Barbalho (PMDB-PA), que teve o patrimônio fotografado pela revista VEJA e que foi funcionário público a vida inteira? De onde vêm as fazendas? E as boiadas? Ele já foi multado pela Receita Federal?

A lista de devedores potenciais ao Tesouro (federal, estadual ou municipal) é gigantesca. Eu não sei se no Brasil se devolve o que é roubado do seu, do meu, do nosso bolso. O que sei é que está custando cada vez mais caro. Não dá mais para enriquecer os políticos, seus parentes e apaniguados. É preciso cobrar o que roubaram, com juros.

* Presidente do Instituto Liberal

Nenhum comentário: