19 de mai. de 2006

Um artigo atual, de 09/09/2004 - do RC

Já tive um Blog: "Brasil, um país doente!"
-------
"Um povo doente"
Resumo: A população brasileira, infelizmente, tornou-se uma massa doente, onde despontam sintomas como alucinação, complexo de inferioridade e delírio, a tal ponto que muitas pessoas acreditam em promessas vazias do tipo Fome Zero.
"O que não te destrói, te fortalece."
Friedrich Wilhelm Nietzsche(Sou fã do mesmo)

Diagnosticar o povo que compõe uma nação complexa como o Brasil é tarefa praticamente impossível. Em primeiro lugar, precisamos lembrar que povo nada mais é que somatório de indivíduos, e o diagnóstico teria que ser, portanto, individual. Mas sucumbindo, por necessidade de simplificação, ao perigoso coletivismo, vamos arriscar alguns palpites para as doenças psicossomáticas mais comuns entre os brasileiros. E os erros comuns às simplificações podem ser reduzidos neste caso também, justamente devido a uma homogeneização forçada de nossa população, já devidamente exposta a lavagem cerebral e psicologia de massas. Veremos apenas alguns poucos exemplos.

Alucinação: uma percepção convincente de alguma coisa que, na realidade, não se encontra no local. É um fenômeno psicológico comum, onde muitas vezes a própria pessoa reconhece posteriormente tratar-se de percepções erradas, que não representam a realidade objetiva. A alucinação patológica já está relacionada a uma intensidade maior da coisa. Uma massa de entorpecidos que imagina viver num paraíso tropical, enquanto a realidade brasileira não se esconde das estatísticas verdadeiras, poderia ser tranquilamente considerada um bando de alucinados.

Catalepsia: estado de plasticidade motora no qual o indivíduo conserva as posições que lhe são dadas, como se fosse um boneco de cera. Os músculos tornam-se como que mecânicos. A catalepsia pode ser observada, sobretudo, na demência precoce e no sono hipnótico. Metaforicamente falando, quando observamos um exército de autômatos sendo guiados como marionetes por oportunistas que "hipnotizaram" tais idiotas úteis, não seria um absurdo falarmos em catalepsia. Nesse sentido, me parece que considerável parcela do nosso povo mereceria tal diagnóstico, principalmente os frequentadores do Fórum Social Mundial.

Complexo de inferioridade: esta denominação foi criada pelo discípulo de Freud, Adler, para designar o estado neurótico que tem por fundamento o sentimento de insuficiência ou incapacidade para enfrentar a vida e seus problemas. Esse complexo pode ser provocado por motivos reais ou irreais. Uma situação econômica ou social difícil pode acarretar tal complexo. Quando o povo vota em políticos com discursos paternalistas e coletivistas, está evidente tal complexo de inferioridade, dado que indivíduos estão depositando em forças exógenas seus destinos. Para se eximir da responsabilidade que a liberdade traz, os complexados optam pela escravidão, seja através do Estado autoritário ou seja pela anulação do ser individual dentro de um grupo coletivista.

Delírio: alteração grave do juízo, representado pela crença numa idéia falsa ou irreal, ou um conjunto de idéias que não têm base na realidade e não são suscetíveis à influência da razão, da lógica, ao senso comum, da persuasão ou de uma explicação racional. Trata-se de uma crença patológica em fatos irreais ou concepções imaginativas destituídas de base. Um caso específico que encaixa-se no perfil de muitos brasileiros é o delírio de grandeza, onde o indivíduo dá magnifica importância a si mesmo, acreditando ser quem não é de fato. Um caso visível de delírio de grandeza estaria no exemplo do nosso presidente propondo soluções para a fome mundial, enquanto seu Fome Zero não entrega nenhum resultado decente por aqui. E boa parte do povo delira junto ao presidente.

Fixação: mecanismo de defesa que consiste numa parada no processo de desenvolvimento da personalidade. A fixação mostra que o indivíduo, não podendo satisfazer normalmente suas necessidades, vai então continuar procurando essa satisfação através da sua existência. Dentre as causas da fixação encontra-se a frustração. Creio que o melhor exemplo para representar a fixação dos brasileiros é o uso frequente de bodes expiatórios, recentemente concentrado na figura do presidente americano Bush.

Masoquismo: perversão sexual na qual o prazer não pode ser obtido senão por meio de sofrimentos físicos ou morais, como flagelação, humilhações ou insultos. O masoquismo pode ser considerado como uma espécie de sadismo dirigido contra o próprio indivíduo e relacionado com suspostos instintos de morte e autodestruição. Novamente utilizando a metáfora, o que dizer de um povo que é "estuprado" por políticos inescrupulosos, que sofre as duras consequências de um Estado inchado e asfixiante, de uma burocracia infinita, e que pede como solução dos seus problemas justamente mais governo?

Cacofagia: trata-se de uma alteração do paladar e do apetite que acaba por induzir a pessoa a comer coisas repugnantes, como até mesmo fezes. As severas alterações da personalidade podem produzir este sintoma, assim como os casos de deterioração mental severa da esquizofrenia crônica. Ora, apelando pela última vez à analogia metafórica, me parece adequado falar em cacofagia quando eleitores escolhem seus governantes, tamanha a dicotomia entre as promessas messiânicas e seus resultados concretos. A perda de "paladar" foi tão grande, que o povo brasileiro come esterco achando que está degustando um fino caviar Beluga.

O povo está doente. Vamos torcer para que sua variedade de doenças não o destrua, mas sim o fortaleça. A caixa de Pandora foi aberta espalhando as pragas pelo nosso país. Mas lembremos que uma única coisa restou na caixa, segundo a mitologia grega: a esperança. E essa é a última que morre.

Do Blog: O que temos assistido neste país de merda há quase três décadas, é a uma verdadeira Deterioração do Tecido social.

2 comentários:

Anônimo disse...

MAIS INFORMAÇÕES:

www.recallbrasil.com.br
www.reformabrasil.com


* O Movimento Reforma Brasil e Recall Brasil não são vinculados a nenhum partido político e são organizados por brasileiros e brasileiras contra a Corrupção e a Impunidade nas instituições públicas do Brasil.
A iniciativa do Movimento Reforma Brasil e Recall Brasil de manifestarem a INDIGNAÇÃO NACIONAL nas ruas foi rapidamente adotada por pessoas organizadas em grupos de interesses comuns e cresce a cada dia.

Todos que estarão às 15 horas do dia 21 de maio nas ruas do Brasil gritando sua indignação tem um ponto em comum: a ÉTICA como motor de ação.



O CLAMOR DAS RUAS SE FARÁ OUVIR DIA 21 DE MAIO.

Constituição da República Federativa do Brasil:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de
representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição

Anônimo disse...

Excelente o artigo.

Boa semana para você.