2 de fev. de 2006

Rumsfeld compara Chávez a Hitler

02/02/200619h50-WASHINGTON, Estados Unidos – CorreioWeb

O secretário americano de Defesa, Donald Rumsfeld, comparou nesta quinta-feira o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao nazista Adolf Hitler. Em discurso, ele reagiu após a expulsão por Caracas do adido naval da embaixada dos Estados Unidos, John Correa. Chávez "é uma pessoa que foi eleita legalmente como Adolf Hitler. Depois consolidou o poder", afirmou Rumsfeld no Clube Nacional da Imprensa de Washington.

Horas antes, o chefe do serviço de inteligência dos Estados Unidos, John Negroponte, acusou Chávez, durante uma audiência no Senado de buscar relações militares "mais próximas" com o Irã e a Coréia do Norte. Os dois países representam o "eixo do mal" definido pelo presidente George W. Bush.

"Estamos na expectativa de que Chávez aprofunde sua relação com (Fidel) Castro. O país também busca relações econômicas, militares e diplomáticas mais próximas com o Irã e a Coréia do Norte", assegurou Negroponte.

Sobre a América Latina, o chefe da inteligência também se referiu ao novo presidente boliviano, Evo Morales, que mantém estreitas relações com Chávez. "Desde sua eleição, (Morales) parece ter moderado suas promessas anteriores de nacionalizar a indústria de combustível e cessar a erradicação de cultivos de coca. Mas seu governo segue enviando sinais ambivalentes sobre suas intenções", explicou.

As declarações contrastaram com o tom moderado do governo dos Estados Unidos desde que Tom Shannon assumiu em outubro o cargo de chefe da diplomacia para a América Latina no Departamento de Estado.

-----------
Do Blog:
Cuidado Chavito, os MARINES acabam com sua raça em horas. Aproveitam e fazem um "passeio" pelos vizinhos.

2 comentários:

Unknown disse...

Boa noite Tony,

A comparação é perfeita, todos os ditadores são iguais. Loucos!

Anônimo disse...

Tony, os americanos estão se lixando para Chavez, depois do problema do Iraq o congresso, não votaria uma invasão em Venezuela. Saiu nos jornais aqui de USA uma foto excelente, os soldados venezuelanos fazendo exercicios de guerra para expulsar os marines em caso de invasão. Eles nem saberiam o que passaria sobre eles e estaria acabado, foi assim quando prenderam o Noriega, esses ditadorzinhos fajutos, são muito valentes nos países deles onde fazem o que querem, Noriega está preso aqui fazem anos, ninguem nem sabe onde ele está.